Odontologia Digital

Tecnologia digital

O avanço da tecnologia na área odontológica vem promovendo uma revolução nos procedimentos clínicos. Os sistemas digitais reduzem o número de consultas e todo aquele desconforto que certos tratamentos impõem aos pacientes. Na odontologia contemporânea os métodos convencionais dão lugar à precisão da tecnologia digital.

Na clínica Dr. Valter Macedo Jr. a odontologia digital, presente em grandes centros urbanos, já está implantada. Quando imaginaríamos que seria possível entrar no consultório e sair com um dente novo, em duas ou três consultas? Dependendo da complexidade do caso, é possível sair com um dente novo no mesmo dia, garantindo a saúde bucal e o sorriso.

CAD/CAM

A unidade de Guaíba já conta com o sistema CAD/CAM, sigla em inglês para duas expressões: CAD – computer-aided design (desenho assistido por computador) e CAM – computer- aided manufacturing (manufatura assistida por computador).

O avançado sistema odontológico cria as próteses a partir de um escaneamento intraoral, que envia as informações ao computador, onde é projetado um molde em 3D.  Por último os dados seguem para a fresadora que esculpe o dente a partir de um bloco de porcelana.

Com essa tecnologia os procedimentos tradicionais são substituídos por um sistema digital com elevadíssimo grau de precisão, alto padrão de qualidade estética, durabilidade e de forma muito mais rápida.

Scanner 3D

O escaneamento intraoral é uma tecnologia 3D que substitui as moldagens convencionais em gesso, a partir de análise completa da estrutura bucal. A ferramenta virtual tem sido muito eficaz em tratamentos de ortodontia, implantodontia e cirurgias, entre outras especialidades. Com a tecnologia até o formato do dente que deixa o sorriso mais bonito o paciente pode escolher.

Fresadora

A partir das informações captadas pelo scanner a fresadora realiza próteses nos mais diferentes tipos de matérias disponíveis na área odontológica. A partir de um bloco de porcelana, por exemplo, a fresadora esculpe o dente em minutos, reduzindo o prazo para o cliente estrear o sorriso novo.

Motor elétrico

O barulho do “motorzinho” do dentista dá arrepios na maioria das pessoas. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia esse medo atinge 46% dos brasileiros, tendo como consequência uma total desatenção com a saúde bucal.  Mas a tecnologia também chegou nas canetas odontológicas, com a substituição dos motores comuns pelos novos motores elétricos que têm nível de ruído muito menor.

As empresas especializadas em alta tecnologia para o segmento odontológico estimam que apenas 1% dos cerca de 290 mil dentistas do Brasil implantaram a odontologia digital. Os elevados preços dos equipamentos e a disponibilidade para fazer os cursos que habilitam os profissionais são alguns dos motivos para as clínicas investirem nessa tecnologia.

A clínica Dr. Valter Macedo Jr. oferece o que há de mais moderno nos procedimentos, com muito conforto e em menos tempo.

“Trabalhamos para que nossos pacientes tenham o atendimento dos grandes centros de excelência em odontologia”, disse o cirurgião-dentista.